História

A FUPASMI — Fundação de Pais Pró-Saúde Mental Infantil —, instituição privada, de utilidade pública, sem fins lucrativos, com sede em Porto Alegre – RS, na Rua Barão do Guaíba, 1078, foi fundada em 08/03/1984 por um grupo de pais preocupados em oferecer atendimento especializado a seus filhos autistas. Através de Estatuto, registrado no Cartório Especial de Títulos e Documentos de Porto Alegre, teve sua organização e funcionamento definidos, legalmente, como entidade terapêutico-científica, democrática e participativa, em que o paciente, as equipes técnicas, os pais, o lar, a entidade, os parentes e as demais pessoas são imprescindíveis na aplicação da proposta metodológica utilizada, baseada na Ambientoterapia.

Objetivos

Atender crianças, adolescentes e jovens adultos autistas, psicóticos, com problemas emocionais, distúrbios de conduta e aprendizagem. Organizar atividades de acordo com as características emocionais evolutivas de cada um, buscando seu crescimento emocional estável e o consequente desenvolvimento de suas potencialidades.

Missão

Aproximar os pacientes da família, estimulando as relações sociais e o desenvolvimento de capacidades intelectuais e motoras, com profundo respeito às diferenças, buscando, incessantemente, o atendimento mais adequado para sua inserção na sociedade, com o objetivo de poderem exercer seu direito de cidadania.

Corpo Técnico

Nossa equipe multidisciplinar é composta por especialistas e técnicos das seguintes áreas: psiquiatria, psicologia, pedagogia, terapia ocupacional e educação física.

Metodologia

O trabalho terapêutico oferecido pela FUPASMI é baseado na técnica Ambientoterapia, que visa promover um ambiente adequado aos pacientes, dentro das rotinas fixas e atividades programadas, com o objetivo de favorecer o convívio e a interação entre os componentes dos grupos. Devido à estrutura da entidade ser semelhante a um grupo familiar, é possível trabalhar para a recomposição das relações dos pacientes e de suas famílias, abrandando conflitos e oferecendo-lhes novos e mais sadios modelos de identificação e relacionamento. O principal objetivo é promover a reorganização emocional dos pacientes, buscando sua socialização, individualização e independização, através de atividades psicopedagógicas, de vida diária, recreativas e motoras. Procura-se, dentro desta linha de trabalho, colocar o paciente frente a situações estimuladoras, que possibilitem exploração e integração ao meio para o desenvolvimento de sua autonomia e iniciativa.

Rotinas e Seus Objetivos

Cada paciente participa das seguintes atividades e propósitos:

  • Chegada: situar-se em relação ao tempo e ao seu próprio grupo.
  • Rodinha: cumprimentar os colegas e o técnico.
  • Lanche: comportamento adequado à mesa.
  • Assembléia: todas as segundas-feiras, reunião para troca de experiências vividas durante o final de semana, dar sugestões e tomar decisões para a semana em curso.
  • Pátio: atividades dirigidas para estimulação psicomotora.
  • Oficinas: valorizar a auto-estima, tolerância e aprendizagem das etapas do processo.
  • Computador: trabalhar a percepção visual, formas e cores e suas relações.
  • Passeios: desenvolver a socialização, concentração para atravessar a rua, andar em grupo, limites e integração com a comunidade.

Galeria

Brechó

Promovemos periodicamente nosso brechó, onde são vendidos sapatos, bolsas, peças de vestuário masculino, feminino e infantil, com preços que variam de R$ 1,00 a R$ 10,00. A organização conta com a colaboração dos pacientes. Informe-se sobre a próxima edição do evento na nossa página do Facebook!

Parcerias

Agradecemos imensamente nossos parceiros:

Contato

Endereço
Rua Barão do Guaíba, 1078
Porto Alegre – RS
CEP 90850-120
Telefone
(51) 3231-9273
Email
fupasmi@gmail.com

Registros Legais

CNPJ 90.090.127/0001-31
Utilidade Pública Estadual Processo nº 004987-2100/97.1
Utilidade Pública Municipal Lei nº 10.145
16/01/2007
CMAS Inscrição nº 204
CMDCA Inscrição nº 557
Ministério Público – RS
Procuradoria de Fundações
Registro nº 95
CEBAS Portaria SNA 139/2019
DOU 28/06/2019